Pesquisar temas neste blog

Cronologia do Espiritismo - (1963 - 2012)



Mediunidade criminalizada



1963 – A União Soviética instala mísseis em Cuba e gera uma crise internacional com risco de guerra nuclear com os EUA. É fundada na nova capital do Brasil a União Espírita de Brasília e o Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas. Chico Xavier psicografa a histórica mensagem de Bezerra de Menezes sobre a unificação dos espíritas. O presidente dos EUA, John Kennedy, é assassinado em Dallas.


1964 – O Presidente João Goulart é deposto por um golpe militar. O médium José “Arigó” é condenado num processo criminal movido por clérigos e médicos de Belo Horizonte. É lançado um selo postal comemorando o Centenário de O Evangelho segundo o Espiritismo. É lançado na cidade de Araras o “Anuário Espírita”, editado pelo Instituto de Difusão Espírita. O pastor Martin Luther King recebe o prêmio Nobel da Paz. É criada a Organização para a Libertação da Palestina – OLP. Desencarna a médium Maria Modesto Cravo.

1965 – O Espiritismo sofre perseguições na Península Ibérica, governada por ditaduras, com o confisco e desaparecimento da biblioteca da Federação Espírita Portuguesa. Na Espanha os cultos religiosos não católicos estão proibidos.



Postado por Dalmo Duque dos Santos às 06:41







1966 – J. Herculano Pires e Sylvia Mele Pereira iniciam novas traduções das obras de Allan Kardec. O médium Peixotinho desencarna na cidade de Campos.

1967 – Martin Luther King se manifesta contra a Guerra do Vietnã e prepara a Marcha dos Pobres.Christian Barnard realiza na África do Sul o primeiro transplante de coração.

1968 – Martin Luther King é assassinado em Menphis. Realiza-se em Curitiba o IV Congresso de Jornalistas e Escritores Espíritas. Os “Beatles” tornam-se o maior fenômeno musical do século. É fundada em São Paulo a Associação Médico-Espírita. Cientistas da NASA e RCA realizam pesquisas com o médium Zé Arigó.

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 05:25






1969 – A astronave Apolo 11, dos EUA, leva o primeiro Homem a pisar na Lua. O Festival de Woodstock, nos EUA, reúne 800 mil jovens no auge do movimento hippie. Desencarna a médium Zilda Gama e o esperantista Ismael Gomes Braga.

1970 – Realiza-se em São Paulo o III Congresso Educacional Espírita.

1971 – Chico Xavier se apresenta no Programa “Pinga-Fogo”, da TV Tupi, e bate recorde nacional de audiência. Desencarna o médium Zé Arigó.









Postado por Dalmo Duque dos Santos às 05:06







1972 – Chico Xavier e J. Herculano Pires tornam-se a principal atração da 2ª Bienal do Livro, em São Paulo.

1973 – Crise mundial do Petróleo. Começa a Guerra do Yon Kipur, entre árabes e israelenses. É fundada em São Paulo a Aliança Espírita Evangélica. Chico Xavier recebe na Câmara Municipal o título de Cidadão Paulistano.

1974 – J. Herculano Pires denuncia a publicação de uma edição adulterada de O Evangelho segundo o Espiritismo, publicada pela FEESP.

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 04:48









1975 – Fim da Guerra do Vietnã. Os EUA saem derrotados do conflito com um saldo de 46 mil mortos. Bill Gates e Paul Allen fundam nos EUA a Microsoft, uma das empresas que vão revolucionar a tecnologia de informática. Nos EUA, Edith Fiore inicia experiências terapêuticas de vidas passadas. A pedido da Igreja Católica, a novela da Rede Globo “Roque Santeiro” é censurada e vetada pelo regime militar.

1976 – A TV Tupi leva ao ar a novela “A Viagem”, de Ivani Ribeiro. Em Minas um grupo de sacerdotes católicos faz campanha de boicote contra a “diabólica” novela da TV Tupi, que alcançaria 85% de audiência.

1977 – Rachel de Queiroz torna-se a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. O presidente Ernesto Geisel fecha o Congresso Nacional. O reverendo anglicano Chad Varah, fundador do “Samaritans” de Londres vem ao Brasil para se reunir com os voluntários do CVV. A agência de publicidade CBB&A cria e divulga anúncios do CVV, elevando em mil por cento o número diário de atendimentos do posto da rua Abolição, em São Paulo.

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 04:43










1978 – A TV Tupi leva ao ar a novela espírita de Ivani Ribeiro, “O Profeta”. Nasce na Inglaterra o primeiro bebê de proveta.

1979 – Desencarna em São Paulo J. Herculano Pires. O Irã torna-se uma república islâmica.

1980 – Começa a guerra Irã-Iraque. Corrida do ouro leva milhares de garimpeiros a Serra Pelada. John Lennon é assassinado em Nova York. No Rio realiza-se o I Encontro e Mostra de Cinema Espírita.



Postado por Dalmo Duque dos Santos às 04:40







1981 – A IBM lança o seu primeiro PC – computador pessoal.

1982 – A Inglaterra derrota a Argentina na Guerra das Malvinas. Desencarna em São Paulo Edgard Armond.

1983 – É descoberto, no Instituto Pasteur da França, o vírus da AIDS.



Postado por Dalmo Duque dos Santos às 04:33






1984 – Congresso brasileiro rejeita a emenda das Eleições Diretas. É fundado em Philadelphia, EUA, a “Allan Kardec Educational Society”. Desercarna Deolindo Amorim

1985 – Mikail Gorbachev inicia a reforma da URSS através da perestróika e da glasnost. Nova produção da novela de Dias Gomes, “Roque Santeiro”, cujo tema central é indústria da canonização, bate recorde de audiência na televisão.



1986 – Acidente nuclear em Chernobyl espalha nuvem radiativa pela Europa.




Postado por Dalmo Duque dos Santos às 04:22







1987 – EUA e URSS assinam acordo histórico para a destruição pacífica de artefatos nucleares.

1988 – O líder ecologista brasileiro Chico Mendes é assassinado no Acre. Divaldo Franco faz conferência na ONU sobre Espiritismo e Parapsicologia.

1989 – A “Revue Spirite” volta a ser editada na França. O ditador romeno Nicolae Ciausescu é deposto e fuzilado. Começa a crise comunista no Leste Europeu. Jaci Régis realiza em São Paulo o I Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita. O túmulo de Kardec no Père-Lachaise sofre um atentado a bomba.

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 04:13







1990 – Queda do Muro de Berlim. A Alemanha é reunificada. Tem início nos EUA o Projeto Genoma. Mikhail Gorbachev recebe o Prêmio Nobel da Paz. A reestruturação do sistema de comunicações abre espaço para a veiculação de vários programas espíritas na TV via satélite.

1991 – Começa a Guerra do Golfo Pérsico. Essa década será marcada também pela produção de vários filmes de conteúdo espírita e que se tornaram sucessos de bilheteria como “Ghost”, “Além da Eternidade”, de Steven Spilberg; “Morrendo e Aprendendo” e o “O Campo dos Sonhos”.

1992 – Fundação, nos EUA, com atuação na internet, do GEAE-Grupo de Estudos Avançados de Espiritismo. Realiza-se no Rio de Janeiro a ECO- 92, reunindo 114 chefes de Estado. O IBGE divulga que 35 milhões de crianças brasileiras vivem na miséria. É criada a União Européia.



Postado por Dalmo Duque dos Santos às 04:06






1993 – Israel e OLP assinam um acordo de Paz. Acontece o primeiro atentado terrorista no World Trade Center.

1994 – Líderes israelenses e árabes recebem o Prêmio Nobel da Paz.

1995 – Mini-sonda da NASA penetra a atmosfera do planeta Júpiter. Desencarna no Rio de Janeiro a autora de telenovelas Ivani Ribeiro (Cleyde Alves Ferreira).

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 04:03









1996 – O vocalista brasileiro Renato Russo falece vitimado pela Aids. Surge o coquetel Anti-Aids, 100 vezes mais eficiente do que o AZT.

1997 – O remake da novela “A Viagem” é levado ao ar pela Rede Globo de Televisão. É inaugurado oMuseu Espírita de São Paulo. É realizada na Inglaterra a primeira clonagem de um animal, a ovelha Dolly.

1998 – É realizado em Campinas, São Paulo, o I Congresso Internacional de Vida Passada. O filme “Titanic”, um grande sucesso mundial, faz apologia da imortalidade da alma.

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 03:59







1999 – O filme “O Sexto Sentido”, sobre o fenômeno da morte, fica em segundo lugar em sucesso de bilheteria. No Brasil foi visto por mais de 4 milhões de expectadores antes de ser lançado em vídeo.

2000 – As Escolas de Aprendizes do Evangelho, da FEESP, Aliança e Setor III, completam 50 anos. A Fraternidade dos Discípulos de Jesus estima em seis mil o número de seus membros que ingressaram pela Aliança Espírita Evangélica. Pesquisas da USP e da Universidade Federal de Juiz de Fora, divulgam a veracidade das curas nas cirurgias espirituais. Divaldo Pereira Franco representa a comunidade espírita no Fórum de Líderes Religiosos do Mundo, em Nova York. Editoras espíritas ganham avenida exclusiva na 16ª Bienal do Livro em São Paulo, cujas vendas ultrapassam a 25 mil unidades. A USE promove encontro de 11 entidades espíritas para a elaboração de uma “Carta de Intenções de Acordo de União pela Difusão da Doutrina Espírita”. A revista Veja publica na edição de 26 de julho, matéria “À nossa moda”, afirmando que a doutrina espírita só deu certo no Brasil e que os fenômenos de Hydesville foram fraudados.

2001 – É realizado em São Paulo o I Encontro Espírita através da união de 25 instituições, 20 editoras e participação de 6.500 pessoas. Desencarna o médico e ativista espírita Ary Lex. Umnovo atentado terrorista derruba as torres do World Trade Center matando milhares de pessoas em Nova York.

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 03:53






2002 – Em pesquisa popular feita no primeiro semestre, pela Rede Globo – Minas e Telemar, Chico Xavier foi escolhido “O Mineiro do Século”. O seu mais famoso livro, Nosso Lar, alcança a 50ª edição em português com 1,35 milhões de exemplares. O Brasil conquista no Japão o título de Pentacampeão Mundial de Futebol. No mesmo dia, 30 de junho, Chico Xavier desencarna em Uberaba.

2003- Luis Inácio Lula da Silva, retirante nordestino, ex-operário e sindicalista, assume a presidência do Brasil. Desencarna o pesquisador espírita Hernani Guimarães Andrade.

2004 – Espíritas comemoram no mês de abril o Bi-Centenário do nascimento de Allan Kardec. Em dezembro um terremoto no Oceano Índico, seguido de Tsunamis provoca a destruição nos países do Sudeste Asiático deixando um saldo de 398.000 mortos.

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 03:28







2005 - O brasileiro Jean Charles de Menezes é confundido com terrorista e morto por policiais no metrô na cidade de Londres. Morre o papa João Paulo II, que é substituído pelo Cardeal Ratzinger (Bento XVI).

2006- Marcos Pontes torna-se o primeiro brasileiro astronauta Marcos Pontes torna-se o primeiro brasileiro a subir ao espaço, a bordo da nave Soyuz TMA-8.






2007 – É lançada no Rio de Janeiro, pela Editora Corifeu, a primeira edição da Nova História do Espiritismo. A Disney-Pixel lança o desenho Ratatouille, de temática espírita. Criação dos blogs "Espiritismo Comentado" e "Observador Espírita".






Postado por Dalmo Duque dos Santos às 03:22





2008 – É comemorado os 150 anos da Revista Espírita. O Vaticano libera ao público arquivos sobre a Inquisição no século XVI. O Filme-documentário Bezerra de Menezes, Diário de um Espírito, de Joe Pimentel e Glauber Filho, é visto por mais de 250 mil expectadores no mês de lançamento e dá início a uma onda de cinematografia de temática espírita.





2009- Uma falha no sistema bancário nos EUA gera uma grave crise econômica mundial. Barack Obama toma posse e torna-se o primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos. O Brasil se destaca no Fórum Econômico Mundial como país emergente e seguro para investimentos internacionais.





2010 – No centenário de nascimento de Chico Xavier são lançados a cine-biografia do médium, dirigida por Daniel Filho, e o filme Nosso Lar, do cineasta Wagner de Assis, este último atingindo a marca de 2 milhões de expectadores na segunda semana de exibição. Lançamento do cine-documentário As Cartas de Chico Xavier, da cienasta e roteirista Cristiana Grumbach.

2011 - O filme Chico Xavier e é exibido em formato de minissérie na Rede Globo de Televisão

Um comentário:

  1. Gostaria de sugerir a inclusão da fundação da AJE-SP Associação dos Jornalistas Espíritas do Estado de São Paulo em 24 de setembro de 1989, atual ADE-SP Associação de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...