Pesquisar temas neste blog

Cronologia do Espiritismo.(1914 - 1962)


A Era das Guerras Mundiais



1914 – Nasce, em Avaré, José Herculano Pires. Juliette Alexandre-Bisson publica Os Fenômenos ditos de Materialização. Tem início a I Guerra Mundial.


1915 – É fundada na Bahia a União Espírita Baiana, sob a presidência de José Petitinga.

1916 – É fundada por Antonio José Trindade, em São Paulo, a Sinagoga Espírita Nova Jerusalém.



Postado por Dalmo Duque dos Santos às 11:46







1917 – Na Irlanda o Dr. W. J. Crawford, da “Queen’s University” publica The Reality of Psychic Fenomena. Na Rússia acontece a Revolução Bochevique de Outubro.

1918 – Em transe mediúnico, Eurípedes Barsanulfo relata para seus alunos uma premonição da assinatura do Tratado de Versalhes.

1919 – É fundado em Paris o “Instituto Metapsíquico Internacional” sob a direção de Gustave Geley. Desencarna Anália Franco.

1920 – É Fundada a Sociedade das Nações.



Postado por Dalmo Duque dos Santos às 11:06







1921 – É fundada a Federação Espírita do Rio Grande do Sul, sob a presidência de Angel Aguarod. Descoberta das ondas curtas permite a radiodifusão internacional.

1922 – Charles Richet publica o Traité de Methapsychic. É realizada em São Paulo a Semana de Arte Moderna.

1923 – Angel Scharnichia funda em Buenos Aires a revista “La Idea”. É fundada em Paris, por Jean Meyer, a “Maison des Spirites”.











1924 – Explode em São Paulo a rebelião tenentista de Isidoro Dias Lopes. Desencarna Gustave Geley, fundador do Instituto Metapsíquico Internacional.

1925 – Cairbar Schutel lança em Matão a “Revista Internacional do Espiritismo”. Léon Denis defende em Paris a tese do Espiritismo Religioso no III Congresso Internacional Espírita. Camille Flammarion desencarna na França.




1926 – É fundada a Federação Espírita Portuguesa. No Rio Grande do Sul é fundado o “Hospital Espírita de Porto Alegre”. Arthur Conan Doyle publica The History of Spiritualism. Desencarna Gabriel Delanne.







Postado por Dalmo Duque dos Santos às 10:51








1927 – É fundado em Pedro Leopoldo o Centro Espírita “Luiz Gonzaga”, sediado na casa José Cândido Xavier. Desencarna o filósofo Léon Denis. Nasce na Bahia o médium Divaldo Pereira Franco.

1928 – Alexander Fleming descobre a penicilina. Seis milhões de camponeses morrem durante uma coletivização imposta pelo governo soviético. Desencarna Henri Sausse, biógrafo de Kardec.

1929 – O mundo capitalista é atingido pelo “crack” da Bolsa de Nova York.



Postado por Dalmo Duque dos Santos às 10:42







1930 – Getúlio Vargas assume o governo do Brasil após a queda de Washington Luiz. Desencarna na Inglaterra Arthur Conan Doyle. É fundada a União Espírita Sergipana. João Souza Moraes prepara o primeiro “Almanaque Espírita” no Brasil.

1931 – Chico Xavier psicografa as primeiras poesias de “Parnaso Além-Túmulo” Desencarna Jean Louis Mayer.

1932 – É fundado no Rio de Janeiro o jornal “Mundo Espírita”. A FEB publica Parnaso Além-Túmulo. É realizada em São Paulo uma reunião pioneira de jovens espíritas, no “Centro Espírita Maria de Nazaré”. Nos EUA, Edgar Cayce inicia a divulgação de mensagens mediúnicas sobre a civilização da Atlântida. Nasce em Santa Catarina o escritor e jornalista Jaci Régis.

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 10:35







1933 – É fundada a União Federativa Espírita Paulista, presidida por Caetano Mero.

1934 – O prefeito do Rio de Janeiro, Pedro Ernesto, assina um decreto reconhecendo a Federação Espírita Brasileira como entidade de utilidade pública. Luis Gomes da Silva funda em Santos a primeira Mocidade Espírita do País. Manuel Porteiro e Humberto Mariotti destacam-se no 5º Congresso Internacional de Espiritismo, em Barcelona, com suas teses sobre problemas sociais.

1935 – É fundada em Maceió a Federação Espírita de Alagoas, sob a presidência de José Joaquim de Lima. Tropas federais sufocam a Intentona Comunista no Brasil.

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 10:12






1939 – Começa a II Guerra Mundial. Desencarna José Petitinga. Edgard Armond torna-se secretário da Federação Espírita do Estado de São Paulo, sob a presidência de Américo Montagnini. A FEB publica A Grande Síntese, de Pietro Ubaldi, traduzida por Guillon Ribeiro. Realiza-se o I Congresso de Jornalistas e Escritores Espíritas.


1940 – Um grupo de espíritas, com auxílio da União Federativa inaugura em São Paulo a Rádio Piratininga. Nasce, em Minas Gerais, Edson Arantes do Nascimento, o “Pelé”. Desencarna Sir Oliver Lodge.

1941 – É fundada a “Sociedade de Medicina e Espiritismo do Rio de Janeiro”. Novamente a polícia ordena o fechamento da FEB no Rio de Janeiro

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 09:25







1942 – É fundado em Franca o jornal espírita “Nova Era”. Edgard Armond publica o opúsculo Estudo da Mediunidade.

1943 – Desencarna na Itália Ernesto Bozzano. É fundado no Rio de Janeiro o “Hospital de Clínicas Allan Kardec”. Edgard Armond publica Mediunidade de Prova. Chico Xavier inicia a publicação da série “André Luiz” com o livro Nosso Lar. Desencarna Guillon Ribeiro.

1944 – Em 8 de agosto a Federação Espírita Brasileira e o médium Chico Xavier são processados pela família do escritor Humberto de Campos. Edgard Armond publica Missão Social dos Médiuns. É criada a Cruzada dos Militares Espíritas.



Postado por Dalmo Duque dos Santos às 09:08





1945 – É fundada em Florianópolis a Federação Espírita Catarinense, presidida por Osvaldo Melo. O EUA explodem duas bombas atômicas no Japão. Termina a II Guerra Mundial e começa a “Guerra Fria”. Getúlio Vargas é deposto da presidência do Brasil.




1946 – Em 30 de abril tem início o Primeiro Congresso Espírita da Alta Paulista, sobre a presidência de Urbano de Assis Xavier e J. Herculano Pires. Instala-se em Buenos Aires o Primeiro Congresso Espírita Pan-Americano. A FEB lança a primeira edição de O Livro dos Espíritos em esperanto.

1947 – Edgard Armond propõe em São Paulo a tese de unificação do Movimento Espírita em torno da União Social Espírita, a futura USE. Desencarna o médium e conferencista Parigot de Souza.

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 08:53





1948 – É assinada a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. O Embaixador do Brasil na ONU, Oswaldo Aranha, dá o voto decisivo para a criação do Estado de Israel. É fundado o “Clube dos Jornalistas Espíritas de São Paulo”, sob a presidência de J. Herculano Pires. É assassinado na Índia o Mahatma Gandhi. É criado em Barretos o COMBESP, Concentração de Mocidades Espíritas. Leopoldo Machado realiza no Rio o I Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil.




1949 – A FEB anuncia a realização do “Pacto Áureo”, para a unificação do Movimento Espírita brasileiro. Por iniciativa de Leopoldo Machado, têm início a Caravana da Fraternidade. A Confederação Espírita Panamericana – CEPA realiza no Rio o seu II Congresso.




1950 – É inaugurada, em 6 de maio, a primeira aula da “Escola de Aprendizes do Evangelho”, ministrada por Pedro de Camargo “Vinícius”, na Federação Espírita do Estado de São Paulo. É fundada a Federação Espírita do Piauí.




Postado por Dalmo Duque dos Santos às 08:24








1951 – É fundada a Federação Espírita do Ceará, presidida por José Borges dos Santos. Edgard Armond publica Passes e Radiações e Os Exilados da Capela. É fundada a Federação Espírita de Goiás.

1952 – Desencarna Carlos Fortunatti, antigo militante da Sociedade Constancia e da Confederacion Espiritista Argentina. É criada na FEESP a “Fraternidade dos Discípulos de Jesus”.

1953 – Realiza-se o III Congresso Espírita Panamericano. Em Portugal o movimento espírita sofre perseguições do clero e do regime ditatorial salazarista. A sede da Federação Espírita Portuguesaé invadida e tem seus bens confiscados; é destruída uma biblioteca com 12 mil volumes.

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 07:04






1954 – Getúlio Vargas suicida-se no Palácio do Catete. Desencarna Manoel Quintão. É inaugurada na FEESP a “Fraternidade dos Discípulos de Jesus”. Yvonne Pereira publica Memórias de um Suicida, do Espírito Camilo Castelo Branco.

1955 – Realiza-se no Rio Grande do Sul a 1ª Feira do Livro Espírita com a venda de 1.949 obras. Hercílio Maes publica Vida no Planeta Marte e os Discos Voadores, pelo Espírito Ramatis.

1956 – Na Argentina acontece o II Congresso Internacional sobre Reencarnação. Hercílio Maes publica Mensagens do Astral, do Espírito Ramatis. José Pedro de Freitas, o Zé Arigó, realiza curas através do Espírito do Dr. Fritz.



Postado por Dalmo Duque dos Santos às 07:00







1957 – Os soviéticos lançam no espaço o satélite Sputinik. Milhares de pessoas reúnem-se noGinásio do Pacaembú, em São Paulo, para comemorar o I Centenário do Espiritismo. Canuto Abreu publica A Tradição Histórica e Lendária de O Livro dos Espíritos. É inaugurado em Araras o “Sanatório Antonio Luis Sayão”. Desencarnam Francisco Waldomiro Lorenz e Leopoldo Machado.

1958 – Desencarna em Portugal o médico e escritor espírita Antonio Joaquim Freire. O médium Zé Arigó sofre sua primeira condenação por prática ilegal de medicina. Hernani Guimarães Andrade publica “Teori Corpuscular do Espírito”

1959 – Chico Xavier instala seus trabalhos na cidade de Uberaba. Júlio de Abreu Filho inicia a publicação da “Revue Spirite”, traduzida em português. Desencarna o compositor Heitor Villa Lobos.

Postado por Dalmo Duque dos Santos às 06:56






1960 – Karl E. Muller, presidente da Federação Espírita Internacional defende num congresso espiritualista de Londres a tese da reencarnação. Realiza-se a I Convenção Espírita em Defesa da Escola Pública.

1961 – O presidente Jânio Quadros renuncia ao mandato e gera uma crise política no Brasil. Wanda Marlene produz para a TV Itacolomi a novela “Lívia”, adaptada do romance mediúnico Há Dois Mil Anos. Yuri Gagarim torna-se o primeiro Homem a viajar no espaço. É construído numa só noite, de 12 para 13 de agosto, o Muro de Berlim. Jovens de Campinas, Santos, Sorocaba e São Paulo criam o MUV, Movimento Universitário Espírita.

1962 – Instala-se no Rio de Janeiro o I Congresso de Cegos Espíritas. Alunos da 7ª turma da Escola de Aprendizes do Evangelho, da FEESP, fundam em São Paulo o CVV - Centro de Valorização da Vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...